10 janeiro 2012

VIA SACRA E O TERÇO DA MISERICÓRDIA



(A cada estação rezar 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai e a jaculatória:

NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR, E VOS BENDIZEMOS, PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REDIMISTES O MUNDO!




Rezar 1 PAI-NOSSO, 1 AVE-MARIA E 1 GLÓRIA AO PAI EM CADA ESTAÇÃO DA VIA SACRA, rezando-se após o Glória esta jaculatória:

"Nós vos adoramos, Senhor, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo"!

1 - JESUS É CONDENADO À MORTE

Ó bom Jesus, por aquela injusta sentença de morte, tantas vezes confirmada por minhas culpas, livrai-me da sentença de eterna morte, que tantas vezes tenho merecido P.A.G

2 - JESUS PEGA A CRUZ E SOBE O CALVÁRIO

Ó bom Jesus, que voluntariamente tomastes aos ombros a pesadíssima cruz, fabricada pelos meus pecados, fazei-me conhecer a gravidade deles, para que os chore e deteste enquanto eu viver. P.A.G.

3 - JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ

O enorme peso de minhas culpas vos fez cair, ó bom Jesus, de baixo de vossa cruz. Eu as aborreço e detesto; peço-vos perdão e a graça de não vos tornar a ofender daqui para o futuro. P. A.G.

4 - JESUS SE ENCONTRA COM SUA MÃE

Aflitíssimo Jesus! Virgem dolorosíssima! Se, por minhas culpas passadas, tenho sido a causa de vossas penas e de vossas dores, espero, com o auxílio divino, que não será assim no restante de minha vida, mas fielmente vos amarei até à morte. P. A.G

5 - JESUS É AJUDADO POR SIMÃO CIRINEU

Ó que afortunado foi o Cireneu, amado Jesus, que vos ajudou a levar a vossa cruz! Também eu serei feliz se vos ajudar a levá-la, sofrendo, paciente e voluntariamente, as cruzes que, no decurso de minha vida, me enviardes. Vós, porém, bom Jesus, concedei-me para isto a vossa graça. P. A.G

6 - JESUS SE ENCONTRA COM A VERÔNICA

Benigníssimo Jesus, que vos dignastes imprimir o vosso santíssimo rosto naquele pano com que a Verônica vo-lo enxugou; imprimi, Senhor, eu vos rogo, na minha alma, a contínua memória de vossas acerbíssimas dores. P. A.G

7 - JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

As minhas repetidas culpas vos fizeram cair em terra novamente, ó bom Jesus. Ajudai-me, Senhor, a pôr em prática os meios eficazes par anão tornar a recair nos meus pecados. P. A.G

8 - JESUS ENCONTRA AS PIEDOSAS MULHERES

Ó bom Jesus, que consolastes as piedosas filhas de Jerusalém que choravam ao ver-vos tão atormentado, consolai a minha alma com vossa misericórdia, na qual somente quero confiar e à qual prometo sempre corresponder. P. A.G

9 - JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

Pelos tormentos por vós sofridos, ó bom Jesus, ao cairdes pela terceira vez em terra, sob o peso da cruz, peço-vos que façais com que eu não torne a cair em pecado. Sim, amado Senhor, quero antes morrer do que tornar a pecar. P. A.G

10 - JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES

Ó bom Jesus, que fostes despojado de vossas vestes e amargurado com fel; despojai-me do afeto às coisas terrenas e fazei-me que evite tudo o que é mundano e pecaminoso. P. A.G

11 - JESUS É PREGADO NA CRUZ

Por aquelas angústias que provastes, ó bom Jesus, ao serem vossas mãos e pés cravados na cruz com duros cravos, fazei com que eu crucifique sempre o meu corpo, evitando todo tipo de pecado, e o meu espírito, numa mortificação contínua e perfeitamente cristã. P. A.G

12 - JESUS MORRE NA CRUZ

Ó bom Jesus, depois de três horas de tormentosa agonia, expirastes na cruz por nosso amor: fazei que eu morra, antes que torne a cair em pecado. E se me cumpre ainda viver, viva só para vos amar e fielmente vos servir. P. A.G

13 - JESUS É TIRADO DA CRUZ E COLOCADO NOS BRAÇOS DE SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA

Ó Maria, Mãe dolorosíssima, que espada de dor transpassou o vosso coração, ao verdes morto, em vossos braços, Jesus, vosso adorado Filho! Alcançai-me, Senhora, que sempre eu deteste o pecado, causa da morte de Jesus e de vosso tão grande sofrimento, e que no futuro viva como verdadeiro cristão para poder salvar a minha alma. P. A.G

14 - JESUS É COLOCADO NO SEPULCRO

Ó bom Jesus, quero estar convosco, como se eu mesmo tivesse sido morto; mas, se determinais que eu viva, quero viver só para vós e gozar convosco no céu os frutos da vossa Paixão e Morte dolorosíssima. Amém. P. A.G

15 - JESUS RESSUSCITA GLORIOSO.


Ressuscitastes, Senhor, depois de tanto sofrimento e da morte tão cruel. Dai-me consciência de que eu também vou ressuscitar um dia, e por mais difícil que seja minha vida, saiba que tudo é passageiro e, se eu perseverar no vosso amor, terei a eternidade para ser feliz convosco no paraíso. Amém. P. A.G

Pode-se cantar:

Vitória, tu reinarás! Ó cruz, tu nos salvarás! (bis).

OREMOS:

Ó Deus, que pelo precioso Sangue de vosso Unigênito Filho quisestes santificar o estandarte da Cruz vivificante; concedei que os que na honra da mesma santa Cruz se alegram, alegrem-se também sentindo por toda parte a vossa proteção. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Depois da Via Sacra, rezar 1 Pai-nosso, 1 Ave-maria e 1 Glória ao Pai pelo papa e pelas necessidades da Igreja, a fim de lucrar as indulgências anexas a esta devoção. Pode-se rezar também o Creio.
Faça a Via Sacra diariamente, mas sobretudo às sextas-feiras às 15 horas.

16 -TERÇO DA MISERICÓRDIA
(Do site da Canção Nova: http://www.cancaonova.com/

Aprenda a rezar o terço da misericórdia:
Pai-Nosso...
Ave-Maria...
Glória ao Pai...
Creio...

Nas contas do Pai-Nosso, reza-se:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.

Nas contas das Ave-Marias, reza-se:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. (10 vezes)

Ao final do terço, reza-se:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.


Este terço foi ensinado durante uma visão que Irmã Faustina teve em 13 de setembro de 1935:

"Eu vi um anjo, o executor da cólera de Deus... a ponto de atingir a terra ... Eu comecei a implorar intensamente a Deus pelo mundo, com palavras que ouvia interiormente. À medida em que assim rezava, vi que o anjo ficava desamparado, e não mais podia executar a justa punição..."

No dia seguinte, uma voz interior lhe ensinou essa oração nas contas do rosário.

Mais tarde, Jesus disse a Irmã Faustina:

"Pela recitação desse Terço agrada-me dar tudo que Me pedem. Quando o recitarem os pecadores empedernidos, encherei suas almas de paz, e a hora da morte deles será feliz. Escreve isto para as almas atribuladas: Quando a alma vê e reconhece a gravidade dos seus pecados, quando se desvenda diante dos seus olhos todo o abismo da miséria em que mergulhou, que não desespere, mas se lance com confiança nos braços da minha Misericórdia, como uma criança nos braços da mãe querida. Estas almas têm sobre meu Coração misericordioso um direito de precedência. Dize que nenhuma alma que tenha recorrido a minha Misericórdia se decepcionou nem experimentou vexame..."

"....Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".