29 março 2012

MONGES (JAS) BENEDITINOS (AS) CAMALDOLENSES



VEJA O SITE DELES:


O Mosteiro da Transfiguração, pertence à grande tradição monástica que no Ocidente reconhece em S. Bento de Núrcia (séc. VI) sua primeira raiz espiritual,  e em S. Romualdo de Ravenna (+ 1027), o seu pai espiritual mais próximo.
Segue a Regra de São Bento e os ensinamentos de São Romualdo e da milenar tradição que nele se inspira. O Sacro Éremo de Camáldoli (Itália), foi fundado pelo próprio São Romualdo no ano 1024 e desde aquela época, teve a presença ininterrupta da comunidade monástica.

A Congregação camaldolense da Ordem de São Bento tem dois modelos de vida monástica: mosteiro (vida comunitária) e eremitério(vida solitária). Os dois, cada um com o próprio estilo, ficam abertos ao testemunho e ao serviço ao Senhor na Igreja e nos irmãos e irmãs(evangelização).

No mosteiro a vida tem uma intensa dinâmica comunitária, alimentada pela palavra de Deus, pelas celebrações litúrgicas da Eucaristia e do Ofício divino  Liturgia das Horas), sustentada pelo estudo e trabalho, aberta à hospitalidade dos que pedem acolhimento para fazer retiro espiritual, seguindo o ritmo de vida da comunidade monástica.


No eremitério é sobretudo privilegiada, a busca de Deus na solidão, no estudo e na oração pessoal e comunitária, sempre animada por um intenso sentido de comunhão com os irmãos e com a Igreja inteira. A vida no eremitério visa destacar esta tensão espiritual que anima a caminhada do povo de Deus na história, testemunhando a primazia de Deus na vida de cada cristão.

São Pedro Damião, discípulo de São Romualdo, descreve muito bem esta tensão interior entre solidão e comunhão que faz o eremita morar na intimidade do Espírito e no coração da Igreja e da humanidade. 


O Mosteiro da Transfiguração foi fundado em 1985. Os monges provinham do Sacro Éremo e Mosteiro de Camaldoli (Arezzo) Itália, Casa mãe da Congregação Camaldolense da Ordem de São Bento, sob o convite do então Bispo de Mogi das Cruzes (SP), Dom Emílio Pignoli. 

A finalidade a que os monges e o bispo se propuseram foi de constituir uma comunidade monástica segundo a tradição espiritual beneditina e camaldolense. Uma comunidade que vive a fraternidade evangélica, a oração litúrgica e pessoal, o estudo contemplativo e a meditação da Palavra de Deus, o trabalho manual e cultural, o diálogo ecumênico e inter-religioso, e o acolhimento fraternal dos que procuram renovar a própria busca espiritual

O Mosteiro é dedicado ao Mistério da Transfiguração de Jesus sobre o monte Tabor, segundo a originária tradição do Sagrado Eremitério de Camáldoli que é dedicado a este Mistério do Senhor. A escolha do nome revela a identidade profunda da comunidade monástica e a sua vocação. Constitui um convite a contemplar junto com os apóstolos o mistério de Jesus que revela o Pai e a vocação de deixar-se transformar e transfigurar na imagem de Jesus, o Filho predileto, e segui-lo até Jerusalém para testemunhar o evangelho do Senhor morto e ressuscitado nas trilhas do mundo.


Em 1993, aos monges se uniram as Monjas Camaldolenses da Ordem de São Bento, com a fundação do Mosteiro da Encarnação. Monges e monjas, na recíproca independência, constituem uma “comunidade gêmea” na qual compartilham em fraternidade, a oração litúrgica cotidiana, a formação dos candidatos/as e o serviço de hospitalidade. 

Hoje, o serviço de animação cultural e espiritual dos monges se dá, sobretudo, através da hospitalidade, pelo acolhimento de religiosos, religiosas e leigos, bem como retiros espirituais individuais, que possibilitam aos hóspedes de viver, sob direção espiritual, num ambiente natural, muito bonito, silencioso e tranquilo, no ritmo de vida cotidiana dos monges e das monjas, o ministério da reconciliação.

Alguns monges oferecem cursos e palestras na vizinha Faculdade de Filosofia e Teologia “Paulo VI”. O desenvolvimento desta forma de animação espiritual e cultural requer que os candidatos à vida monástica recebam uma boa formação humana, espiritual e cultural, atualizando a antiga tradição do monaquismo beneditino.

No mês de outubro de 2006 foi fundado no Mosteiro, o Centro de Estudos de Liturgia (CESLI), com a finalidade de contribuir para a formação espiritual de leigos, religiosos/as, a partir da própria Liturgia. O CESLI iniciou suas atividades no mês de fevereiro de 2007 com a I Semana de Espiritualidade Litúrgica. Para ressaltar a comunhão com a igreja local, o CESLI atua em colaboração com alguns padres e leigos da diocese formados em liturgia e oferece encontros também em algumas paróquias vizinhas para facilitar o acesso dos fiéis.

A Eucaristia das comunidades monásticas no domingo, partilhada com muitos amigos e pessoas que moram na cidade e nos “condomínios fechados” da redondeza, celebrada com estilo calmo e contemplativo e animada por cantos que facilitam a participação interior e ritual do povo, é uma verdadeira festa que nos anima ao longo de toda a semana. Estão programadas, ainda, no Mosteiro nos fins de semana ou no decorrer da semana inteira, cursos de formação espiritual referentes à Sagrada Escritura, à liturgia, à espiritualidade e ao estudo das línguas bíblicas, hebraica e grega.


Alguns dos leigos/as que seguem a comunidade há algum tempo, tem iniciado um caminho de aprofundamento da espiritualidade monástica, reconhecendo-a como fonte de inspiração para a própria vida pessoal, familiar e profissional. É o caminho da “oblação” que prevê um programa de formação específico a partir da Regra de São Bento e da tradição espiritual e cultural beneditina e camaldolense. 

A comunidade sustenta também um projeto de promoção social de famílias marginalizadas presentes na região vizinha ao Mosteiro, denominado “ Projeto São Bento”.

O estilo da vida monástica beneditina e camaldolense é marcado pela virtude da “discrição/discernimento/medida”, como destaca São Gregório Magno, o grande biógrafo e intérprete de São Bento. O intuito da Regra e da organização do dia é levar o monge a construir sua vida totalmente orientada ao Senhor, purificando seu coração e unificando nele suas energias vitais, à medida que cresce a experiência da força transformadora do amor no Espírito Santo. Com isso cresce a autêntica liberdade interior e a recíproca relação na caridade..


Eis alguns dos principais elementos desta cotidiana construção da pessoa e da comunidade monástica. Eles animam o movimento interior e marcam o ritmo do dia, como demonstração da irradiação do carisma monástico e da sua contribuição à evangelização da Igreja.

- estudo e meditação perseverante da Palavra de Deus (lectio divina), em clima de silêncio, espírito de oração e humildade;

- celebração do mistério pascal de Cristo na liturgia eucarística e na das horas;

- busca da obediência de fé ao Senhor, guiados pela sua Palavra, a Regra de São Bento, a tradição viva de São Romualdo e dos padres monásticos, as orientações do magistério da igreja e a reflexão teológica da comunidade cristã, o ministério de animação e de comunhão do Prior, em espírito de comunhão fraterna.

- trabalho manual e cultural, segundo as circunstâncias, executado em colaboração fraterna; 

- acolhida de Cristo nos hóspedes, nos pobres e nos necessitados de qualquer forma; 

- animação cultural e espiritual.

O resultado de tudo isso é a criação de autêntico espírito filial nas relações com o Senhor e de sincero espírito fraternal entre os membros da comunidade que se abre ao mundo inteiro.


1 – Espírito de oração filial e primado do amor 

O Pai nos escolheu no Filho e nos predestinou a sermos filhos adotivos. Consagrados pelo Espírito Santo para formarmos um edifício espiritual e um sacerdócio santo, somos chamados a fazer da nossa vida um sacrifício espiritual agradável a Deus, por Jesus Cristo. Sendo assim aqueles verdadeiros adoradores que o Pai procura (cf Jô 4,23), unidos nos sacramentos da igreja à oblação que o Cristo faz de si mesmo ao Pai, exercem em plenitude o seu caráter sacerdotal. Este culto espiritual, enquanto tem seu centro na liturgia e na vida ascética, abraça todas as expressões da vida pessoal e comunitária.


Participar a desta relação de amor filial de Jesus para com o Pai, constitui a verdadeira escola na qual o monge aprende a lei do “primado do amor”, lei suprema de toda a vida monástica, e sentido das regras e sugestões ascéticas e espirituais. O primado do amor (privilegium amoris) foi a marca que destacou a relação de São Romualdo com seus discípulos, como mestre e como pai, e a marca que mais frisou o testemunho pessoal e o ensinamento de Don Benedetto Calati (1914- 2000), o Prior Geral que contribuiu de maneira tão profunda para a renovação espiritual e organizadora da congregação camaldolense, depois do concílio Vaticano II. É a herança que queremos guardar cuidadosamente para guiar o estilo da nossa presença na igreja do Brasil.


Eucaristia, Liturgia das horas, lectio divina, serviço na caridade, constituem o horizonte espiritual que alimenta o sentido filial e fraternal da vida do monge camaldolense.

2 – Celebração eucarística.

A celebração eucarística, perene presença do mistério pascal de Cristo, é o centro da vida da comunidade. Dela a igreja nasce, dela continuamente vive e por ela cresce e se desenvolve até o encontro final com Cristo, seu esposo glorioso.


Portanto, os monges vão procurando que a orientação espiritual da sua vida seja preparação e expansão da celebração da liturgia e de maneira especial, da eucaristia. Cuidam que todos os membros recebam uma boa formação litúrgica e que as celebrações se desenvolvam com um estilo simples e solene ao mesmo tempo, com respiração e ritmo contemplativo que favoreça uma autêntica participação ativa, interior e ritual. 

Favorecer tal participação ativa dos monges, dos hóspedes e do povo é um critério fundamental da espiritualidade e da ação pastoral da nossa comunidade. Por isso, a liturgia é celebrada em português, guardando ao mesmo tempo o ritmo contemplativo do antigo canto gregoriano do qual ressoam alguns dos mais significativos cantos, e oferecendo na homilia cotidiana, orientações para interiorizar a palavra e o mistério celebrado.

3 – Liturgia das Horas 


Na liturgia das horas a igreja oferece ao Pai o sacrifício de louvor e a ação de graças pela salvação em Cristo, dando voz à inteira família humana e à mesma criação que geme, na espera da plena libertação dos filhos de Deus.


Como a liturgia das horas, conforme a tradição, pretende santificar o curso do dia dando respiração interior, ao ritmo das obras do homem, a sua celebração dela é distribuída ao longo do dia com sapiente medida, alternando oração comunitária e trabalho.

Horário dos dias feriais
5h.30 Despertar
6h.00 Ofício das vigílias
6h.30 - 7h.30 Lectio divina
7h.30 Laudes
12h.15 Hora media
18h.15 Vésperas e Eucaristia
21h.00 Completas


Horário do Domingo e Festivo
Sábado 18h.00 Lectio divina partilhada em preparação ao Domingo
21h.00 Ofício das Vigílias

Domingo 7h.00 Despertar
7h.30 Laudes
11h.00 Solene Concelebração
18h.00 Vésperas


A celebração das Laudes, das Vésperas e da eucaristia é partilhada todo dia, com as co-irmãs monjas camaldolenses do Mosteiro da Encanação, assim como a Lectio divina do sábado. 


4 – Lectio divina e oração particular


A experiência de Deus vivida na celebração litúrgica, tem a necessária preparação e a natural expansão num empenho coerente de vida e no encontro contínuo com o Pai, cultivado no silêncio do coração e no contato com a sua Palavra, “alimento da alma, manancial puro e perene da vida espiritual”, como lembra o Concilio Vaticano II (DV 21).


A tradição monástica tem considerado fundamental este encontro com a Palavra de Deus e tem feito dele a “lectio divina” por excelência. Ela abrange, em primeiro lugar a Sagrada Escritura, os padres da igreja, a tradição e a reflexão sempre viva na igreja, no intuito de conduzir o monge a uma inteligência cada vez mais profunda da Palavra divina e a uma atuação mais plena da vontade salvífica do Pai.


A este mesmo objetivo aponta a formação geral e a teológica do monge, em prol da sua vida pessoal e do serviço de animação cultural e espiritual da comunidade na igreja. Tal formação é oferecida a todos os candidatos à vida monástica, independentemente da eventual vocação ao sacerdócio, que deve ser reconhecida e promovida pela comunidade.


Da participação pessoal à liturgia e da prática da lectio divina, desabrochará na alma do monge, sob o influxo do Espírito Santo, aquela oração secreta feita em compunção e pureza de coração, recomendada por São Bento, conforme ao preceito evangélico (Mt 6,6).


Compenetrada e fomentada pelo indispensável clima de silêncio em que Deus fala, praticada com fidelidade, esta oração deve ser para o monge um elemento constante da sua vida filial, além do horário comunitário, visando garantir uma medida mínima e indicando uma atitude permanente.


Permanece fundamental, pelo monge camaldolense, o ensinamento do nosso santo pai Romualdo que entregou aos discípulos como herança preciosa, esta pérola de espiritualidade do oriente e do ocidente monástico, chamada por seu discípulo João “pequena regra de ouro”:


” Fica sentado na tua cela, como no paraíso.
Expele da memória o mundo inteiro e joga-o atrás de ti. 

Fica vigilante e atento aos bons pensamentos
como um bom pescador aos peixes.
Única via, para ti, encontra-se nos Salmos.
Não deixá-la mais. 


Se tu que és noviço não consegues entender tudo, 
ora aqui e ora lá, procura rezar os salmos 
com o coração e entendê-los com a mente. 
E quando na leitura começas a distrair-te, 
não desanimes deixando de meditar, 
mas esforça-te para voltar à atenção. 
Antes de tudo, coloca-te na presença de Deus com atitude humilde,
como quem está na presença do imperador.

Esquece-te totalmente e fica aí 
como uma criancinha, 
contente só com a graça de Deus. 

Pois, se a mãe não dá, ela não tem de que comer, 
e a comida mesma não tem sabor.”


(São Bruno Bonifácio, Vida dos cinco Irmãos, cap 19)


Com profundo sentido de agradecimento ao Senhor queremos lembrar aos amigos brasileiros que Don Cipriano Vagaggini (1909 – 1999), o grande liturgista que mais desenvolveu o “sentido teológico da liturgia” (título do seu mais conhecido livro traduzido nas principais línguas e em 2008 também em português), e que tanto contribuiu à renovação da liturgia durante o Concílio Vaticano II, foi monge da nossa comunidade mãe de Camaldoli (Itália). Ele nos ensinou a redescobrir a centralidade da liturgia na vida da igreja, como sua fonte e seu cume, e a unificar o processo da vida espiritual a partir da liturgia. Seu testemunho de fé inteligente e seu ensino teológico e espiritual permanecem atuais mais do que nunca neste tempo de desvios superficiais, de polêmicas e de busca de maior autenticidade da liturgia na vida do povo de Deus.


5 - Trabalho manual e trabalho intelectual

O trabalho, pelos monges como por todo ser humano, é constitutivo da sua vida cotidiana naquele sábio equilíbrio entre todas suas atividades, que a tradição beneditina tem simbolicamente resumido no lema “Ora et labora” (ORE E TRABALHE).


O trabalho em todas as suas dimensões, seja manual seja intelectual e espiritual, favorece a participação à obra criativa de Deus, ao desenvolvimento das atitudes de cada pessoa em solidariedade com a comunidade, e a participação nas suas necessidades e na vida dos necessitados.


O Horário da comunidade visa a favorecer este compromisso e este equilíbrio. 


Nesta fase de re-estruturação da vida da nossa pequena comunidade, o trabalho manual principal dos monges é provisoriamente o de manutenção e de desenvolvimento dos edifícios e do meio ambiente. A tradição beneditina nos solicita um estilo de vida simples e o uso respeitoso das coisas e dos recursos naturais, como resposta à presença sagrada e humilde de Deus neles, não menos de que na liturgia(cf RB ,3110). Para nós é razão profunda para nossa consciência ecológica, brotando daí o nosso carinhoso cuidado pelo ambiente que circunda o Mosteiro e pela criação inteira. 


O trabalho intelectual visa antes de tudo à formação dos candidatos e à animação cultural e espiritual da igreja local de Mogi e das dioceses mais próximas, através do Centro de Estudos Litúrgicos (CESLI), do ensino da Liturgia e das línguas bíblicas na Faculdade  de Filosofia e Teologia Paulo VI,da hospitalidade de pessoas e grupos, e várias iniciativas de formação espiritual dos leigos.

6 –Presença na igreja e Hospitalidade


Por força do próprio batismo, todos os discípulos de Jesus, e cada um segundo a própria vocação em comunhão com a Igreja, são chamados a participar também da sua missão de testemunho e irradiação do reino de Deus. Os monges não são exceção. Temos a consciência que a comunidade monástica cumpre eficazmente esta missão apostólica com a sua própria presença, com os valores que orientam a sua vida e frisam a busca de Deus como o critério absoluto.


A caridade que une os irmãos numa única família, o mistério de Cristo celebrado e vivido em coerência de vida, a Palavra de Deus ouvida e meditada diariamente, o colóquio orante que os une ao Pai, na ascese e na alegria do Espírito Santo, fazem da comunidade monástica uma proclamação da presença do Cristo na igreja e da espera do reino de Deus.


Vivendo e colaborando na vida da comunidade, conforme o próprio compromisso e os dons recebidos do Espírito Santo, os monges, assim, participam da obra apostólica da igreja. A ela não ficam alheios, nem aqueles que, por vocação especial, vivem uma vida de total dedicação ao Senhor na solidão, em contínua oração e intensa penitência, no vinculo de uma misteriosa fecundidade apostólica que os une ao corpo de Cristo. A tradição camaldolense chama estes irmãos, “reclusos”, separados dos outros pelo estilo de vida solitário, mas inseridos na comunhão da comunidade e na obediência ao Prior.


A hospitalidade dos monges é um jeito de ser, antes de constituir um serviço de caridade. Exprime a experiência de ser amado pelo próprio Pai e acolhido na sua casa. Esta consciência faz enxergar em cada hóspede o próprio Cristo:”todos os hóspedes que chegarem ao mosteiro sejam recebidos como o Cristo, pois ele próprio irá dizer: fui hóspede e me recebestes” (RB 53,1).


A hospitalidade é a forma mais tradicional da presença dos monges camaldolenses na sociedade. Ela tenciona não só oferecer alivio material aos que visitam a comunidade, mas também proporcionar a eles o alimento espiritual na comunhão da caridade e no encontro com a palavra de Deus. Aos hóspedes, homens e mulheres, a comunidade oferece quartos individuais com alfaia simples e essencial, um clima tranquilo e silencioso que favorece a reflexão e a oração pessoal, a partilha da liturgia monástica e das refeições com a comunidade, a possibilidade de diálogo com um monge para direção espiritual e a celebração do sacramento da reconciliação. O prazo de estadia habitualmente oferecido a pessoas individuais é de uma semana. Por grupos, um dia, enquanto o Mosteiro ainda não dispõe de estruturas apropriadas. O mosteiro está circundado por um ambiente natural da Mata Atlântica muito lindo e tranquilo,favorável ao descanso e à meditação.

Para marcar visitas e estadias contatar o responsável pela hospedaria, Don Emanuele.


No espírito de hospitalidade recíproca, as comunidades camaldolenses, cada uma segundo as circunstâncias do próprio ambiente, promovem o caminho ecumênico e o dialogo inter –religioso, para buscar juntos a comunhão com o mesmo Senhor que  nos transcende e nos ama e para promover a paz e o recíproco respeito, nesta época em que o nome de Deus é abusivamente usado para justificar violência e guerras.


Junto com as atividades de animação cultural acima mencionadas, o mosteiro promove também um projeto de promoção social em prol de algumas famílias mais pobres presentes na região: é o “Projeto São Bento”, realizado em parceria com a Cáritas diocesana de Mogi das Cruzes.

A pobreza mais emergente nesta região da Grande São Paulo, é a espiritual. Muita gente, também entre os católicos que frequentam as paróquias , tem escassa ou nenhuma formação para viver com alegria o dom da fé, e enfrentar os desafios da sociedade secularizada ou dos vários grupos evangélicos.

Com seu estilo de vida, a liturgia aberta ao povo e a acolhida fraterna dos que pedem atenção e escuta, a pequena comunidade procura tornar-se um pequeno centro de irradiação do evangelho.

8 - Partilhando o carisma monástico: os oblatos/as

Alguns leigos, desejando aprofundar a própria vida cristã, estão descobrindo na tradição espiritual monástica beneditina camaldolense um significativo ponto de referência para incrementar a própria formação e alimentar o próprio caminho espiritual.


O carisma da vida monástica, sendo constituído pelos valores fundamentais da vida cristã, pode ser participado e partilhado de maneiras diferentes, tornando-se fonte de inspiração de vários modelos de vida entre os monges/as e também para leigos e leigas. Assim um número crescente de homens e mulheres, católicos e membros de outras confissões cristãs, estão descobrindo na Regra de São Bento e na pluralística tradição monástica, uma fecunda fonte de inspiração, e entram em relação fraterna com um ou outro mosteiro, encontrando nele, uma oportunidade concreta para responder à própria busca.

São pessoas que “se dedicam” de maneira mais radical ao Senhor( é este o significado da palavra “oblato”!) seguindo a própria vocação de leigos e leigas empenhadas cristãmente na família, na Igreja, nas atividades profissionais, etc, para realizar a vocação universal e pessoal à santidade recebida no batismo.

O Mosteiro da Transfiguração, a pedido de várias pessoas, tem iniciado o processo de formação e constituição de um grupo de “oblatos/as”. O objetivo é promover a formação espiritual das pessoas, oferecer experiências de vida na comunidade, e chegar a um conhecimento e a uma interiorização da tradição espiritual beneditina camaldolense que possa alimentar as suas vidas. O programa, adaptado às situações de cada pessoa, prevê um período de formação inicial com encontros sobre sagrada escritura, lectio divina, liturgia, Regra de São Bento e introdução aos ensinamentos espirituais dos padres do monaquismo e à tradição de São Romualdo e de Camaldoli, reflexão sobre os maiores desafios da vida cristã de hoje na linha de renovação do concílio vaticano II..

A lectio divina cotidiana, a participação frequente à missa, a celebração de alguma parte da Liturgia das horas, um estilo de vida simples e solidário na caridade, tornam-se gradualmente pilares da própria vida cristã, inspirada pela espiritualidade monástica. Na partilha da mesma fé e busca do Senhor e na recíproca escuta, monges e oblatos acabam enriquecendo-se reciprocamente.
Ao fim do período de formação inicial, o oblato/a assume formalmente o empenho da oblação perante à comunidade e apresentando ao prior seu projeto de vida para ser por ele abençoado.

A caminhada prossegue, através do processo de formação permanente e da partilha com a comunidade.

Mosteiro da Transfiguração
Mogi das Cruzes - SP

E-mail


Mosteiro da Encarnação, Monjas Beneditinas Camaldolense

Mogi das Cruzes – SP