25 setembro 2021

SEM CRUZ, SEM CÉU

 

 


Com a solene celebração eucarística, domingo, 12 de setembro de 2021, a festa da Exaltação da Santa Cruz foi celebrada em Križevac, que é tradicionalmente celebrada em Medjugorje no primeiro domingo após a festa da Natividade de Nossa Senhora.

Também neste domingo, milhares de paroquianos e peregrinos de todo o mundo estiveram em Križevac. Eles chegaram ao topo de Križevac e participaram da Santa Missa ao pé da cruz, assim como os milhões de peregrinos que até agora escalaram esta montanha. Eles também fizeram rotas de peregrinação na pedra afiada da Herzegovina e nos espinhos com seus pés.

A Santa Missa foi celebrada pelo vigário da paróquia de Čitluk, Padre Goran Azinović, que na homilia falou do motivo de Jesus ter escolhido a cruz.

“O homem é uma cruz, quando estende os braços, e naquele momento as pessoas foram crucificadas. Jesus viu o que os romanos estavam fazendo ao seu povo e tomou aquele sinal de humilhação, que ninguém quer, para mostrar amor a este mundo na cruz. “Jesus, livra-nos de todo o mal” está escrito na cruz de Križevac e oramos por isso todos os dias. Ofereça a Deus este sacrifício de ter escalado Križevac. Você não diz que o sol te incomoda, que cristianismo é esse, se o sol te incomoda? Cristo fez um sacrifício maior, morreu na cruz durante três horas ”, disse pe. Goran Azinović.

"Abençoados sejamos por ter a cruz e a última batalha no mundo será contra a cruz. Quando a cruz é removida, Jesus perde, e enquanto a cruz é fixada, Cristo ganha, e sua tarefa é nunca se envergonhar da cruz ", disse o padre Goran, destacando os exemplos do cardeal Stefan Wiszynski e do cardeal Alojzije Stepinac e outros bispos dos países do Leste Europeu, que se opunham ao comunismo e nem mesmo a um centímetro de Cristo e da cruz.

Ele disse que as cruzes são feitas em colinas, não em um vale, de modo que é possível ver a cruz de Križevac e fazer a escalada extenuante para chegar até lá, a cruz de Križevac é um exemplo de uma fé viva.

«Não devemos renunciar à cruz. Tudo seria melhor se a amássemos mais, honrássemos mais ... Se a cruz não estiver no centro de sua casa, você não terá paz nela. Não se constrói uma casa para desfrutá-la, mas para orar nela ”, disse o Padre Goran, lembrando o pensamento de Stepinac que dizia:“ Quando nos tiram tudo, temos mãos que podemos estender e rezar ”.

Ele também nos lembrou que não seremos salvos se renunciarmos à cruz.

"É hora de se converter. Deus está procurando por você. Deus está chamando você. Não é tarde para salvar sua família. Houve tempos mais difíceis do que estes. As mulheres carregaram concreto nas costas para construir a cruz em Krizevac. As avós carregavam tijolos. Essa foi a fé ", disse o Padre Goran e chamou todos à santidade, seguindo o exemplo de Stepinac e Wszynski.

“Ai de nós se não formos santos, porque Deus nada pode fazer contra os ímpios. Por isso, Jesus, não te abandonamos, embora muitas vezes nos afastemos. Salva-nos por meio da tua cruz e deixa que a cruz seja glorificada em nossa vida, para que quando fecharmos os olhos e deixarmos este mundo nos tornemos santos ”, disse o Pe. Goran Azinović em sua homilia.
Logo Medjugorje Brasil
https://medjugorjebrasil.com.br/