15 março 2025

VIDA EREMÍTICA: O ESSENCIAL


O ESSENCIAL DA VIDA EREMÍTICA -

16.03.2025

O essencial da vida eremítica é a solidão, a vida de renúncia e de oração para procurar só a Deus (Thomas Merton, no livro “Homem algum é uma ilha, cap. 8 nº 13).

Ser eremita não é apenas mudar de ambiente ou de modo de se vestir. O hábito não faz o monge, nem as observâncias religiosas. A vocação eremítica implica numa completa conversão interior.

Observando-se a solidão, a vida de renúncia e de oração, as variações acidentais não vão interferir, não vão fazer nenhum estrago. É o que eu digo na regra de vida que publiquei no blog e no site: o(a) eremita pode muito bem participar de algum grupo paroquial e trabalhar para seu sustento, desde que siga a orientação dada acima.

A mudança interior, a conversão para Deus a que o (a) eremita se propôs não vai ser quebrada se ele ou ela não deixarem o espírito de solidão e de prece e o amor exclusivo de Deus.

A conversão interior mostra externamente alguns sinais, como obediência, humildade, silêncio, desprendimento, modéstia, que, segundo o autor citado no início, se resume numa só palavra: PAZ.

Essa paz, segundo esse autor, ”É a paz de homens (mulheres) pobres, que estão sobrenaturalmente contentes com a sua pobreza, não por libertá-los esta das preocupações e responsabilidades do mundo, nem também por ajudá-los a levar uma vida essencialmente mais sadia e mais equilibrada do que a do mundo, mas porque ela, inexplicavelmente, os faz possuir o Deus de toda a paz.”

O segredo dessa paz é a regularidade. Se esta for quebrada por algum acontecimento, alguma visita, algum problema, deve ser logo restabelecida, para que a paz seja preservada.

2 comentários:

  1. Anônimo29/8/25

    Ave Maria um Aremita Autónomo uso do abito não é obrigatório, mas é necessário o Aremita tem mais ação de contemplação. por isso pedia que diz o Aremita não deve usar o abito tem que ver bem procurar mais e formação eu sou Aremita autónomo em Portugal .eu sei que abito não faz monge mas Aremita faz abito Aremita não anda Com modas mas vive da modéstia ele pode fazer ele mesmo sua roupa tem de ser sempre diferente da mundo porque o Aremita deixou as vaidades as modas as marcas de roupa xique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você se sente melhor usando o hábito, pelo menos cuide de que ele seja diferente dos consagrados de ordem religiosa. Há divergências sobre esse assunto. O que o monge Thomas Merton quer dizer é que o hábito não é a essência da vida eremítica.

      Excluir