REGRA RESUMIDA

 SUGESTÃO PARA UMA REGRA BÁSICA RESUMIDA - EREMITAS AUTÔNOMOS e QUASE-EREMITAS. 


(26/07/2019) - É APENAS UMA SUGESTÃO PARA PESSOAS DE AMBOS OS SEXOS QUE NÃO TÊM POSSIBILIDADE DE FAZER SUA CONSAGRAÇÃO NA DIOCESE E/OU VIVER UMA VIDA EREMÍTICA TOTAL. (edição revisada e mais concisa) 

(Você pode melhorá-la ou adaptá-la, desde que permaneça de acordo com as orientações da Igreja e de seu diretor espiritual. Lembro também que todos os que querem seguir a vida eremítica devem, antes, fazer uma experiência num mosteiro ou comunidade desse tipo. Esta regra foi vista e analisada por um monge beneditino e ele a apreciou muito, sobretudo pela possibilidade de que seja seguida com facilidade e por ser adaptada aos tempos atuais). 

Se você quiser ler um estudo sobre o monaquismo, veja neste link:


1-ABANDONAR O PECADO 

Abandonar completamente o pecado e lutar com todas as forças para vencê-lo, como diz Hebreus 12, 4, “Vós ainda não resististes até o sangue em vosso combate contra o pecado”! Esforçar-se por praticar as virtudes e converter-se diariamente para uma vida mais santa. Abandonar os vícios. 


2-ORAÇÃO DIÁRIA 

Santo Ambrósio (340-397) dizia : “Muitos se deixam levar a futilidades durante as longas orações, e a indiferença completamente se insinua. 

O Beato Irmão Carlos de Foucauld dá o mesmo conselho: “Reservarmos um tempo mais longo para a oração e depois, nas outras horas, permanecermos unidos a Deus conservando o nosso pensamento em sua presença, seja qual for a ocupação”

Rezar pelo menos 3 horas diariamente espalhadas pelo dia todo. Eu aconselho a rezar mais do que isso, mas se não tiver tempo, pelo menos essas três horas.

A oração pode consistir de: 

Hora Santa diária, mesmo sem a presença do Santíssimo. 

- Pelo menos 15 minutos de leitura e meditação da bíblia diariamente, além das outras leituras espirituais. Temos o nosso blog com o livro todo da IMITAÇÃO DE CRISTO, e seria bom ler pelo menos um capítulo por dia. Em todos os mosteiros e conventos se faz isso. 

- Rezar ao menos um rosário (quatro terços) diariamente, a pedido de N. Senhora em Fátima, em Medjugorje, e em outras aparições. O rosário é muito agradável a Maria e traz muitas forças e muitas bênçãos não só para nós, mas também para todos os demais por quem rezamos. (Conheça o nosso ROSÁRIO ILUSTRADO)

-Liturgia das Horas (segundo os livros próprios) As horas médias você encontra no site http://liturgiadashoras.online/

-Santa Missa (se possível diária). Se não diária, nunca falte à Missa dominical e leia diariamente as leituras da missa cotidiana, que podem ser encontradas no site da CNBB- LITURGIA DIÁRIA DA MISSA. Se desejar, siga os comentários nossos no HOMILIAS DO EREMITA.

- Via-Sacra, terço da misericórdia, bizantino, etc. Ver essas orações no blog: AO LADO TEU, SENHOR!

- Rezar diariamente a Consagração Diária e a Oração do Abandono, no final desta página (ou secção). 

- Hino ao Espírito Santo 

******

Quanto tempo os monges rezam?

  Eu tenho o horário diário dos monges cistercienses e somei 5 horas de orações, contando com a Santa Missa e Leitura Espiritual. O Beato Carlos de Foucauld rezava oito horas diariamente. O site do Mosteiro da Ressurreição de Ponta Grossa mostra que eles rezam cerca de 4 horas diariamente. Acredito que haja mais algum tempo de oração não computado ali no texto. A oração pessoal, por exemplo.  


3-CONFISSÃO 

Confessar-se sempre que for necessário, ou pelo menos duas vezes por ano: na Quaresma e no Advento. 


4-COMUNHÃO 

Comungar o mais frequentemente possível; se puder, uma vez por dia. Caso não possa, ao menos uma vez por semana, na Santa Missa dominical. Entretanto, podemos fazer diariamente a Comunhão Espiritual. 


5-ATIVIDADE PAROQUIAL 

Participar, se for possível, de alguma atividade paroquial (doentes, ou pobres, ou liturgia, ou cantos, ou ministério, ou escola da fé, ou grupos paroquiais etc.) numa certa regularidade. Esse contato com a comunidade ajuda muito! Não pegue pastorais que ocupem muito tempo de sua semana. Procure uma que lhe ocupe apenas uma vez por semana. Evite pegar catequese, pois ocupa muito tempo com cursos, palestras etc. Atualmente devemos ser um pouco de Marta e um pouco de Maria. Creio firmemente que não podemos abandonar a caridade, a misericórdia, a ajuda fraterna. 


6- MOMENTOS DE DESERTO 

Todos os meses fazer momentos de deserto (clique no link para ler mais) e, se puder, a cada três meses, fazer um dia ou pelo menos meio dia de deserto (veja aqui o texto sobre o deserto). 

Sobre o deserto, diz o Beato Carlos de Foucauld: 

“É preciso passar pelo deserto e aí permanecer por algum tempo para receber a graça de Deus. É nele que nos despojamos, que afastamos de nós o que não é Deus e que esvaziamos completamente a pobre morada de nossa alma para deixar todo o lugar exclusivamente para Deus” (Carta ao Pe. Jerônimo, 19/05/1898) 


7-BUSCA DA SANTIDADE E CONVERSÃO DOS COSTUMES 

Procure combater seus pontos fracos e que sempre o conduzem à confissão, a fim de santificar-se. Lute contra tudo o que possa desviá-lo(a) de uma vida santa. 

Pratique as virtudes da Fé, Esperança e Caridade, e as que saem dessas: a sobriedade, a sinceridade, a gratidão, a paciência, a humildade, a castidade, não cultive a inveja nem a vingança etc. 

São Romualdo eremita (festa 19/06) diz que para ser eremita, para dedicar-se à oração contemplativa, é preciso viver uma vida de renúncia, de desapego. Não há como viver na gula, nos prazeres e depois simplesmente isolar-se para rezar. Não dá certo! 

Jejum e penitência: N. Sra. em Medjugorje diz para se fazer um jejum a pão e água nas quartas e nas sextas feiras. O Jejum que a Igreja indica é privar-se de uma das refeições do dia. O(a) eremita deve fazer todos os dias algum tipo de penitência para fortalecer o caráter. Entre elas podemos falar do banho frio, cama sem colchão (mas com um estrado inteiriço para não machucar o corpo, e nos tempos frios, forre com uma manta ou cobertor), moderação no uso de bebidas e doces, moderação da televisão, viver imerso no silêncio, levantar-se à noite para rezar o Ofício das Leituras, e outras 

Veja o que você consegue fazer sem perder a saúde e o bom humor. Se não conseguir fazer o jejum de alimentação nas 4ªs e 6ªs, substitua-o por outra penitência, como visitar um doente, ajudar alguém, ou deixar nesse dia os doces, a carne ou algum tipo de coisa de que gosta, ou fazer alguma obra de misericórdia de que não gosta. Sobretudo fique sem ver televisão nesses dois dias da semana. 

Cuidar para não se viciar em televisão e internet. Ver só o necessário para instruir-se, partilhar as boas experiências, informar-se, ou de vez em quando relaxar um pouco a mente. Deixar definitivamente as novelas, que viciam e são perniciosas para a mente e o coração, e programas de auditório vazios de conteúdo. 

Lembrar-se sempre que a cruz é inevitável no caminho do Reino, incluindo nela a luta contra as tentações. Diz Hebreus 12, 4: "Ainda não lutastes até o derramamento de sangue na luta contra o pecado!".V.10: "Deus nos permite o sofrimento para purificar-nos, a fim de que possa transmitir-nos a sua santidade”


8- FAÇA UM HORÁRIO 

Fazer um horário e segui-lo sempre que for possível. 

Veja como o Irmão Carlos de Foucauld fazia o seu horário. Não é preciso que você o imite, mas é uma base para fazermos o nosso! Lembro que ele morava no deserto! Clique no link: DIA BÁSICO DE C. DE FOUCAULD

Coloque três horas no mínimo para a oração, que pode ser distribuída durante o dia, agende a Santa Missa e, na falta dela, as meditações sobre as leituras do dia. Coloque um momento para a caminhada, em que você aproveita para rezar o rosário (se for na rua pode ser rezado na mente, sem mexer os lábios), momentos de lazer (muito importante), trabalho manual (que pode ser o trabalho caseiro), tempo de estudo, leitura espiritual, internet (não se vicie ), e momentos de descanso. 


9-DÚVIDAS? 

Quando tiver dúvidas, envie um comentário. 


CONSAGRAÇÃO DIÁRIA 

Consagro-me ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria como Eremita autônomo(a) por uma vida de oração e contemplação, de conversão contínua. Imploro humildemente a graça da perseverança na fé, na esperança e na caridade, e o arrependimento sincero de todos os meus pecados, para que eu possa continuar amando, adorando e servindo a Santíssima Trindade agora e no paraíso, após a minha morte, com todos os demais. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo. Amém.  


ORAÇÃO DO ABANDONO 

MEU PAI, A VÓS ME ABANDONO. FAZEI DE MIM O QUE QUISERDES. O QUE DE MIM FIZERDES, EU VOS AGRADEÇO. ESTOU PRONTO PARA TUDO, ACEITO TUDO, CONTANTO QUE A VOSSA VONTADE SE FAÇA EM MIM E EM TODAS AS VOSSAS CRIATURAS, NÃO QUERO OUTRA COISA, MEU DEUS. ENTREGO A MINHA VIDA EM VOSSAS MÃOS. EU VÔ-LA DOU, MEU DEUS, COM TODO O AMOR DE MEU CORAÇÃO, PORQUE EU VOS AMO E PORQUE É PARA MIM UMA NECESSIDADE DE AMOR DAR-ME, ENTREGAR-ME EM VOSSAS MÃOS SEM MEDIDA, COM INFINITA CONFIANÇA, PORQUE SOIS MEU PAI (do Irmão Carlos de Foucauld)