MOMENTOS DE DESERTO
As fraternidades Jesus-Cáritas, baseadas no carisma do Beato Carlos de Foucauld, têm, em seu diretório, a orientação para que todos os seus membros façam um dia mensal de deserto.
Muitas vezes não temos condições de fazer o dia todo de deserto. Podemos, então fazer, mais vezes, momentos de deserto, com duração de uma ou duas horas, ou mesmo a metade de um dia.
Quanto a fazer o dia todo, das 8 às 16 h poderia ser feito num dia em que pudéssemos, talvez uma ou algumas vezes por ano.
Quando não conseguimos nos isolar do barulho externo, lembremo-nos de que o próprio Jesus teve que se acostumar a isolar-se mesmo no meio de muitas pessoas e confusão, como lemos em Lucas 9,18: “Estando Jesus orando A SÓS, no MEIO dos discípulos...” Ou seja, ele se isolou apenas mentalmente, mas continuou materialmente no meio da multidão.
Acredito que seja uma solução para os que não encontram um dia todo para isolar-se no dia de deserto, principalmente porque os momentos de deserto podem ser feitos mais amiúde.