24 abril 2024

CANAIS DA MÍDIA EQUIVOCADOS

 


CANAIS DA MÍDIA EQUIVOCADOS

15/02/2022

Este tema é tão delicado que nem sei como abordar.

Quando me sobra algum tempo, gosto de ver no YouTube alguns vídeos sobre as aparições de Maria ou outras reflexões interessantes e proveitosas para o dia a dia.

Infelizmente tenho deparado com muitos canais, alguns até católicos, que estão caindo na ribanceira, rumo ao erro e à balbúrdia.

Em vez de falar o que eles estão dizendo de errado, escolhi dizer o que nós devemos pensar e fazer de correto:

1- SOBRE A ETERNIDADE DIVINA

Deus é Eterno, ou seja, nunca teve princípio nem terá fim. Não é difícil: é impossível imaginarmos Alguém sem começo. Sem fim é mais fácil entender, pois nós também somos imortais. Não tem sentido, portanto, canais do YouTube ficarem fazendo perguntas como “quem criou Deus”. Nós, católicos, devemos acreditar e pronto. Simples assim.



2- SOBRE O PAPA

Quanto ao Papa, como Bento XVI renunciou (seja qual tenha sido o motivo), o Papa atual, Francisco, é o verdadeiro sucessor de São Pedro. Eu não gosto de dizer “representante de Cristo na terra” porque Jesus continua presente na Eucaristia, nos Sacramentos, e “onde dois ou mais estiverem reunidos” em seu nome. O papa deve ser obedecido, a não ser que falasse algo contra a doutrina católica e que nos levasse a pecar, o que não aconteceu até agora.

Ademais, corremos o risco de cairmos no mesmo erro que os fariseus e doutores da lei, no tempo de Jesus, que se apegaram tanto às suas doutrinas que rejeitaram a novidade trazida por Jesus Cristo. Assim, se o Papa sugerir algumas mudanças que venham a melhorar a caridade, o entendimento, a prática da fé, devemos acatar, desde que não sejam pecados.

Podemos até discordar de algumas atitudes do Papa, mas não podemos dizer que ele não é Papa. Até N. Senhora, nas aparições, o considera o verdadeiro papa. Pelo menos nas aparições de Medjugorje. Ademais, vamos ser julgados pelo que fazemos por obediência. Se não obedecermos a ensinamentos corretos, vamos ser duramente julgados no Juízo após a morte. Um dos pecados que mais desagradam a Deus é a desobediência. Por exemplo, o demônio é demônio por ter desobedecido a Deus. Nós vivemos “num vale de lágrimas” porque nossos primeiros pais desobedeceram a Deus. Jesus foi morto porque os fariseus e doutores da lei desobedeceram a Deus.



3- SOBRE AS APARIÇÕES

Quanto às aparições de Maria, devemos ter muito cuidado com as interpretações que se dão a elas. Muitos se ligam apenas às previsões e aos milagres e não refletem sobre os pedidos incessantes de conversão que Maria nos faz. Alguns canais mostram as previsões que ocorreram, mas nunca dizem com certeza quais ainda vão ocorrer, quando e como. Se uma previsão só é conhecida depois que acontece, para que servem? Eu respondo: servem para nos levar à conversão, sem nos preocuparmos quando e como vão acontecer. Se nós nos preocuparmos em nos converter, mudar radicalmente de vida para uma vida mais santa, agradaremos Maria. Por exemplo, quantas horas você está rezando por dia? Nossa Senhora, em Medjugorje, pede pelo mínimo 3 horas, como, aliás, foi minha intuição quando escrevi as regras para a minha vida eremítica e que podem ser encontradas neste blog (neste site). Muitos sabem de cor os milagres que ela fez em Medjugorje, mas não sabiam dessas 3 horas de oração que ela pediu. Isso acredito ser importante, e não, por exemplo, quando é que os 10 segredos vão acontecer. Se eles acontecerem e me pegarem “desprevenido”, vai ser o meu fim. Mas se desde agora eu me converter, deixar o pecado, caprichar mais na oração, eles vão me encontrar preparado. Simples assim. Outros canais interpretam erroneamente o que o Papa e alguns Cardeais andam dizendo, e os “detonam”, sem antes tentar perguntar a alguém mais entendido no assunto qual é a verdadeira interpretação do que disseram. Isso é perigoso. Antes de qualquer conclusão negativa, é preciso estudar e pesquisar para ver se o que disseram é isto ou aquilo.

4- SOBRE A VIDA EREMÍTICA

Uma das coisas que tenho notado em alguns canais eremíticos, é a aversão deles pelo Papa Francisco, dizendo que não é papa ou coisas desse tipo. Cada um viva a vida eremítica como puder, como achar que deva viver, e deixe o Papa em paz! O Papa Francisco, agradando ou não, é o legítimo sucessor de São Pedro. Se ele diz algo que contraria o que estamos seguindo, antes de tudo precisamos estudar e refletir se a sugestão dele não é a melhor para seguirmos. Ele tem uma visão mais global da Igreja no mundo e sabe melhor do que nós do que estamos precisando atualmente. Ignorar o Papa é ignorar o próprio Deus, e vamos ser cobrados disso após a nossa morte. Se não quisermos errar, é só obedecer ao Papa. Deixo bem claro que, se ele nos der alguma orientação pecaminosa, o que ainda ele não fez, aí devemos desobedecer. Mas em relação a usos e costumes, por que não o ouvir?

Outra coisa que tenho visto por aí é a obsessão pelo hábito (vestimenta). Os e as eremitas devem ter cuidado para não chamarem a atenção no meio do povo. A evangelização se faz por nosso comportamento, e não tanto por nossas vestes. Achei um tanto ridículo a foto que um padre jovem me enviou, de batina preta, chapéu eclesiástico (eu me esqueci o nome desse chapéu), passeando com o cachorro na rua. Por que isso?

Um amigo leigo me criticou por eu usar um tênis furado e velho. Eu tenho um mais novo, mas gosto do velho. Para evitar outros comentários dele, quando sei que vou vê-lo, uso o tênis mais novo. Por que entrar em discórdia por causa de tão pouca coisa? No Sermão da Montanha, Jesus falou que se nos pedissem a túnica, devemos também dar a capa. Eu acho que essa orientação se aplica também a esses casos. Ou seja: muitos padres que usam batina em casa, usam o clergyman quando saem. Os e as eremitas que usam hábito, devem, a meu ver, também, talvez, ter dois hábitos: o que usam em casa e o outro, mais simples, com o qual saem às ruas e com o qual vão às reuniões.

Não podemos comparar os que vivem enclausurados com os que vivem no meio do povo, como é o nosso caso de eremitas. Precisamos nos adaptar a uma vida mais na sociedade, como é a nossa vida atualmente, sem, é claro, cairmos no relaxamento e, menos ainda, no pecado. Lembremo-nos de que Jesus se vestia como as outras pessoas, tanto assim que foi preciso alguém traí-lo para identificá-lo entre os demais. O que sobressaía em Jesus era sua santidade e não suas vestes. Assim também ocorra conosco.

Em relação ao eremitismo, tenho ainda outro recadinho: vamos nos ater ao que é próprio da vida eremítica, que é o silêncio, o trabalho e a oração. Não nos preocupemos muito com o tipo de casa e lugar em que vivemos. Tenho visto em sites, facebooks e canais muita preocupação por viver em casinhas no meio da floresta, ou em barracos. Acredito que nossa vida de humildade e pobreza não deve ser “medida” pelo ambiente, mas por nossas atitudes. Eu moro numa kitinete, próximo ao centro da cidade, e vivo muito bem. Sou idoso e não posso mais “dar-me ao luxo” de morar numa cabana no meio do mato, onde não haja pelo menos um hospital.

Por mais pobre que seja o lugar onde você for morar, você vai ser diferente dos demais, porque tem a instrução que muitos deles não têm. Sua casa, por mais pobre que seja, vai ser diferente da deles: vai ter uma toalha, mesmo de jornal picotado, uma cortina feita de pano rústico, um altarzinho caprichado, tudo no lugar certo etc. Seus conhecimentos vão levá-lo(a) a viver uma vida superior à dos seus vizinhos. É por isso que eu insisto: viva a vida interior profundamente, mas não dê muita importância para as circunstâncias externas. Seja eremita onde você estiver. A vida eremítica não deve ser “medida” pelo exterior, mas pelo seu interior.

Termino com uma frase de Santa Rosa de Lima: “Sem cruz não há paraíso”.