13 outubro 2013

STA. FAUSTINA E JESUS MISERICORDIOSO



Introdução, por Eliana Sá

"Reconheço minhas imperfeições e misérias(...) Nas provações, eu dizia:"eu mereço!"(...) Eu ouvia uma voz dizendo:"humilhe-se. Reconheça sua miséria e fraqueza!"
E outra voz dizendo:"Você deixou tudo e veio para uma comunidade. Você tem direito de ser feliz e receber amor, carinho, cooperação das pessoas. Você é formadora e coordenadora dessa missão. Você tem direito!" (a primeira voz era do Espírito Santo, mas a segunda era a do demônio, segundo a autora).

Outras reflexões da autora se seguem:

- é preciso que reconheçamos nossas faltas e não as justifiquemos, nem termos auto-piedade. 

- é preciso aprender a perdoar sempre, tenhamos ou não razão.
Santa Faustina diz que com a graça de Deus, nossos sofrimentos podem transformar-se em prazer. A autora do livrinho sofria câncer e passou por várias cirurgias, com dores terríveis, e Santa Teresinha "Foi ela quem me ensinou a viver a enfermidade do câncer".

- Nosso caminho de sofrimento, estreito, é um treinamento de santidade. Depois da enfermidade do câncer, a autora diz que conheceu e cresceu numa outra devoção, a ensinada por Santa Faustina, que inclui o terço da misericórdia.

 ALGUNS ENSINAMENTOS DE STA. FAUSTINA:

- a alegria do coração provém do amor sincero a Deus.

- às 15 horas, implorar a Jesus Misericordioso pelos pecadores e refletir sobre o abandono em que Jesus enfrentou no momento de agonia. É uma hora de grande misericórdia para o mundo inteiro. "Nessa hora nada negarei à alma que me pedir pela minha paixão"(Jesus a Sta. Faustina).

CONFIANÇA (diário, nº1578)

"Desejo que essas almas se distingam por uma ilimitada confiança na minha misericórdia. Eu mesmo me ocupo com a santificação dessas almas: eu lhes fornecerei tudo o que for necessário para a sua santidade (...) Quanto mais a alma confiar, tanto mais receberá (...) Alegro-me por pedirem muito" .

HUMILDADE (nº1701)

"Não reclames nunca os teus direitos. Suporta todas as vicissitudes da vida com grande serenidade e paciência. Não te defendas, quando toda a vergonha recair sobre ti inocentemente. Permite que triunfem os outros. Não deixar de ser boa (...) Quando for necessário, Eu mesmo reclamarei por ti. Sê grata pela menor graça minha, porque essa gratidão me obriga a conceder-te novas graças".

LUTA ESPIRITUAL (nº 1760)

- nunca principies disputa com nenhuma tentação (procurar logo Jesus e, logo que puder, falar com o confessor).

- com grande paciência, suportar-se a si mesma

- não se descuidar das mortificações interiores

- fugir dos que murmuram, como se foge da peste.

- deixar que todos procedam como lhes aprouver; ela, entretanto, deveria proceder como Jesus estava exigindo dela.

- evitar a dissipação.

- calar-se quando a repreendiam

- não pedir a opinião de todos, mas apenas do diretor dela. Diante dele, ou da diretora, ser sincera e simples como uma criança

- não se desanimar com a ingratidão.

- não investigar curiosamente os caminhos pelos quais Jesus a conduzia.

- diante do enfado e do desânimo, fugir dela mesma e esconder-se no coração de Jesus. Não ter medo da luta. A própria coragem muitas vezes afasta as tentações, que não ousam, então, nos acometer.

- lutar sempre com a convicção de que Jesus estava com ela.

-não se guiar pelo sentimento, mas pela vontade.
- obedecer sempre.

- não temer demasiadamente, porque ela não estava sozinha. 

SACRIFÍCIO E ORAÇÃO (nº 1767)

- pela oração e pelo sofrimento ela salvaria mais almas do que o missionário apenas pelos ensinamentos e sermões (sem a oração)

- exteriormente, o sacrifício dela deve ter a aparência de oculto, silencioso, repleto de amor, embebido de oração, puro, cheio de humildade. Ela deveria aceitar com amor todos os sofrimentos.

- ainda que em certas horas ela não sentisse Jesus, Ele estaria junto dela. Não deveria nunca temer, pois a graça de Jesus estaria com ela. 

TIBIEZA (nº 1702-1703)

"Assim, porque és morno, nem frio nem quente, estou para te vomitar de minha boca" (Apoc 3,16).

"Permitirei que sejam destruídos conventos e igrejas: essa glória (que fazem a Jesus nos conventos) fere o meu Coração, porque o amor foi expulso dos conventos. Almas sem amor e dedicação, cheias de egoísmo e amor-próprio, orgulhosas e presunçosas, cheias de perversidade e falsidade, tíbias, que têm calor apenas para se manterem vivas. O meu coração não pode suportar isso." 

"Todas as graças que diariamente derramo sobre elas descem como por uma rocha. Não posso suportá-las, porque não são boas nem más. Instituí os conventos para, por eles, santificar o mundo e deles deve brotar uma forte chama de amor e sacrifício. E se não se converterem e não se inflamarem do amor primitivo, farei com que pereçam com o mundo (...) As suas culpas são mais graves que as do mundo, (pois) não há penitência nem reparação... Ah, coração que me recebestes de manhã, ao meio dia respiras ódio contra mim, sob as mais diversas formas. Ah, coração por mim especialmente escolhido, será pra me fazeres sofrer mais?"

"Quanto a mim, repreendo e educo todos aqueles que amo. Recobra, pois, o fervor e converte-te! Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir-me a porta, eu entrarei em sua casa, cearei com ele, e ele comigo". (Apoc 3,19-20).


TERÇO DA MISERICÓRDIA


Pai-Nosso...
Ave-Maria...
Creio...

Nas contas do Pai-Nosso, reza-se:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro.

Nas contas das Ave-Marias, reza-se:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. (10 vezes)Ao final do terço, reza-se:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.


Instalada no Brasil primeira comunidade da congregação de Santa Faustina Kowalska.png
Rio de Janeiro (Quinta-feira, 23-02-2017, Gaudium Press) A Igreja do Rio de Janeiro acolheu a celebração de instalação canônica da primeira comunidade da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia no Brasil, a mesma que Santa Faustina Kowalska fez parte. A cerimônia ocorreu no Educandário Gonçalves de Araújo, em São Cristóvão.


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no linkhttp://www.gaudiumpress.org/content/85605#ixzz4Zet1dbGp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 

De acordo com o Cardeal Arcebispo Orani João Tempesta, a missão da congregação será destinada, inicialmente, ao trabalho e evangelização de crianças. Contudo, já existem jovens que desejam ingressar e realizar uma experiência vocacional na congregação.
"A congregação exerce uma atração muito grande para as vocações. Já havia pedidos de muitas jovens que gostariam de fazer essa experiência. Além disso, elas possuem um trabalho muito importante com crianças. Surgiu, assim, a necessidade de uma instituição com um trabalho destinado às crianças, então convidamos as irmãs. Elas vão cuidar do Educandário Gonçalves de Araújo, junto à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária e, ao mesmo tempo, de todas as jovens que estão interessadas em consagrar-se a Deus, no carisma dessa congregação", afirmou.
A Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia tem como carisma o trabalho com a misericórdia, auxiliando pessoas que se encontram perdidas na vida, trazendo-as novamente a Jesus Cristo. Na Polônia, por exemplo, o trabalho é realizado especificamente com meninas em situação de vulnerabilidade social.
Para a irmã Solange Diniz, a fundação da congregação é a realização de um desejo que ela carrega desde o dia em que embarcou para a Polônia a fim de viver conforme os ensinamentos deixados por Santa Faustina.
"Quando ingressei na congregação, na Polônia, em 1997, já sentia o desejo de trazê-la ao Brasil, fundando uma casa no Rio de Janeiro. Esse desejo existe há 20 anos. Ainda não consigo acreditar no que está acontecendo, tudo ainda é muito novo. Sinto uma grande alegria em realizar essa missão, tendo a oportunidade de difundir a mensagem de Jesus Misericordioso diretamente da fonte, de onde nasceu. Apesar de toda sua simplicidade, Santa Faustina foi escolhida para relembrar ao mundo inteiro uma verdade muito antiga, presente nas Sagradas Escrituras: a misericórdia é maior que a justiça", declarou.
Por sua vez, a madre-geral, Petra Kowalczyk, ressaltou que a vontade de Deus está sendo realizada através do "sim" da congregação para a missão no Rio de Janeiro.

Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/85605#ixzz4ZetG8P5a


Anotações tiradas do livrinho compilado por Eliana Sá, 15ª edição, da Comunidade Canção Nova (editora@cancaonova.com - site:
  http://www.cancaonova.com).