26 abril 2022

O QUE É UMA POUSTÍNIA?

Poustínia da Madonna House

Originalmente uma tradição ortodoxa russa , a poustinia foi introduzida à espiritualidade católica romana pela ativistasocial católica Catherine Doherty em seu livro best-seller Poustinia: Espiritualidade Cristã do Oriente para o Homem Ocidental [1] publicado pela primeira vez em 1975.


Embora originário de antigos heróis (sábios anciãos russos, sg. Starets), o popular livro de Doherty tornou acessível o conceito de poustinia aos povos ocidentais modernos. Nela, ela descreve a poustinia como "uma entrada no deserto, um lugar solitário, um lugar silencioso, onde se pode levantar os dois braços de oração e penitência a Deus em expiação, intercessão, reparação pelos pecados e pelos irmãos .... Para entrar no poustinia significa escutar a Deus, significa entrar em kenosis - o esvaziamento de si mesmo. "Ela promove o poustinia como um lugar onde qualquer pessoa - em qualquer caminhada da vida - pode ir por 24 horas de silêncio, solidão e oração. No final, porém, o chamado do poustinik (=retirante) é para o deserto do próprio coração onde ele reside somente com Deus, seja no local de trabalho ou em um local solitário.


Uma cabine ou sala de poustinia geralmente consiste de uma cama, uma mesa e uma cadeira, uma cruz e uma Bíblia .


Poustinik (=retirante)


Um poustinik é aquele que foi chamado por Deus para viver a vida no deserto (poustinia ), sozinho com Deus a serviço da humanidade por meio da oração, do jejum e da disponibilidade para aqueles que podem invocá-lo. Aqueles chamados à vida na poustinia não eram incomuns na Rússia antes da supressão do cristianismo no início do século XX.

Nesta expressão cristã oriental  da vocação eremita, poustiniks não são solitários, mas fazem parte da comunidade local à qual são chamados. O poustinik é um servo de Deus e do povo de Deus, em comunhão com a Igreja. Historicamente, aquele que experimentou a chamada  "...o poustinik, depois de assegurar a bênção de seu diretor espiritual, tinha primeiro que encontrar uma aldeia. Ele geralmente fazia isso através de peregrinação e  oração


Uma vez tendo descoberto a vila para a qual ele sentia Deus o atraindo, o poustinik ia até os anciãos e pediam permissão para morar lá como poustinik. A permissão era dada com alegria, já que os russos estavam contentes de ter um poustinik orando por eles”. [2]


O poustinik vive sozinho orando por sua própria salvação, a salvação do mundo e particularmente pela comunidade que Deus abençoou para ele ser um membro. Tradicionalmente, o poustinik também estava disponível para o povo. Quando havia necessidades especiais, como fogo para lutar ou feno para trazer, o poustinik ajudava. E sempre que alguém tinha alguma coisa sobre a qual queriam falar - uma pergunta sobre oração, um problema, uma alegria ou tristeza especial - eles podiam ir ao poustinik. [2]


O poustinik é aquele que ouve e compartilha o amor de Cristo com todos os que ele encontra, bem como uma xícara de chá ou alguma comida; tudo o que ele tem, como Deus compartilhou com ele. [2]


 Leia uma parte do livro "Deserto Vivo", de Catherine de Hueck Doherty, com algo de sua vida neste link: Livro Deserto Vivo