10 agosto 2022

O DIA DE UM EREMITA


No site acidigital (vide link) há um artigo sobre um eremita, o Irmão Rex, da Irmandade Little Portion, Diocese de Portland, Estado de Maine (Estados Unidos).

Achei útil para todos os que leem este blog (site) conhecer o horário seguido por um eremita, a fim de que também possam organizar os seus próprios horários. 

4:00 h –Levanta-se 

5:00 h – Uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento 

7:00 h – Missa numa igreja local. 

8:30 h mais ou menos, depois da Missa, café da manhã 

9:00 h ou logo após o café da manhã, Lectio Divina. Algumas vezes (poucas) atende alguma pessoa com horário marcado para direção espiritual. 

12:00 h – Oração do meio-dia e almoço. 

13:00 h. até 17:00 h – período de trabalho, responde e-mails e recebe pedidos de oração. 

17:00 h – Vésperas 

17:00 h – jantar 

19:00 h – oração da noite. 

20:00 h – apaga as luzes 

Ele esclarece que esse horário é rígido o suficiente para dar estabilidade à sua vocação no silêncio da solidão, mas é também suficientemente flexível para poder comunicar-se: recados, consultas médicas, tarefas próprias da ermida etc. 

O artigo em referência termina com uma citação do Irmão Rex dizendo que ele reza pelos católicos, cristãos não católicos, pela sociedade em geral, a fim de que tanto eles como ele possam experimentar a liberdade, a felicidade e a alegria que se obtém quando submetemos nossa vontade e nossa vida ao “senhorio amoroso de Jesus Cristo em qualquer estado de vida” em que nos encontramos. 

A LECTIO DIVINA 

A Lectio Divina, ou Leitura Orante da Bíblia, que o Irmão Rex pratica na parte da manhã, é uma prática e método de oração reflexão e contemplação que consiste na prática de oração e leitura das Escrituras para a comunhão com Deus e melhorar o conhecimento da Palavra de Deus. 

Segundo um Cartuxo chamado Guigo, essa leitura orante da bíblia pode ser apresentada em quatro degraus: 

1º - Leitura 

Toma-se um texto da Bíblia (também pode ser de outro texto piedoso, ou mesmo algo que não seja texto, como a natureza, algum fato ocorrido etc) e faz-se uma leitura do texto não com o objetivo de se fazer uma exegese bíblica, mas o de escutar o que Deus transmite a quem lê. Pode-se repetir a leitura quantas vezes forem necessárias, até que se tenha tomado conhecimento pleno do que ali está escrito. 

2º Meditação 

Medita-se sobre o texto lido, tentando perceber o que Deus está falando à pessoa que o lê. Não é uma simples leitura, mas sim, uma escuta. 

3º - Oração 

A gente responde a Deus o que ele falou (por meio do texto ou da contemplação da natureza ou do fato meditado), colocando-se por inteiro diante de Deus, com nossa história pessoal do dia a dia. É um momento de conversa com Deus. 

4º- Contemplação 

Nessa altura não é mais preciso falar nada. A pessoa que escutou o que Deus disse por meio do texto (ou dos outros elementos contemplados), responde a ele por meio da adoração muda e silenciosa. 

Em muitos círculos espirituais também se acrescenta um 5º ponto: Ligar a palavra ouvida, meditada e contemplada, com a vida do dia a dia, mudando, se for necessário, nosso modo de vida, para adequá-lo com a Palavra.