08 agosto 2022

AS LEITURAS DO (A) EREMITA


O QUE UM (A) EREMITA DEVERIA LER?

26/01/2021

Encontrei este texto no site dos beneditinos:


LECTIO DIVINA

Não são poucos os que defendem que o lema dos monges deva ser: Ora, legere et labora (ore, leia e trabalhe), tamanha é a importância que a leitura espiritual desempenha na vida monástica. Essa é uma leitura que se faz sozinho, na intimidade. São Bento a encara desta maneira, visto que prescreve dar-se um trabalho leve, não muito cansativo, aos que são incapazes de se consagrar à leitura, e recomenda que “se designem um ou dois dos [irmãos] mais velhos, os quais circulem no mosteiro nas horas em que os irmãos se entregam à leitura e verão se não há, por acaso, algum irmão tomado de acédia (= 1enfraquecimento da vontade; inércia, tibieza, preguiça.   2melancolia profunda), que se entrega ao ócio ou às conversas, e não está aplicado à leitura e não somente é inútil a si próprio como também distrai os outros” (RB 48,17-18).

A leitura é uma atividade sagrada, "sacra lectio": tem por finalidade primordial, a aquisição não de uma ciência, mas de uma sabedoria; consiste em concentrar toda a atenção da alma no texto, para lhe saborear a essência e despertar o desejo de Deus, para tentar chegar à compreensão plena da mensagem que o autor aí colocou. A leitura monástica é uma leitura rezada que desemboca na contemplação. Os medievais falaram de “oração meditativa”: o monge fica sozinho com o seu texto diante de Deus; é livre para se deter, quando deseja, numa palavra, num pensamento; retoma a leitura quando o fervor da alma começa a decrescer. Ele é bem mais livre do que nas leituras feitas a toda a comunidade, e a sua oração adquire, por conseguinte, caráter mais espontâneo, enriquecida do que ela própria recebeu pela audição da Bíblia. O monge assimila as palavras da Sagrada Escritura e nela repousa para melhor viver, em seguida, a realidade da própria oração.

Não é suficiente ouvir, ler, saborear a Palavra, mas é preciso pôr em prática na vida o que assim se recebeu. São Bento crê na eficácia da Palavra de Deus. Munido com ela, o monge combate e trabalha a fim de inseri-la na vida, apoiado na força de Deus. Anda em direção à Luz cuja a aurora já se lhe desponta.

Sugestão deste blog:

Tenha um livro perene, que você possa ler um trechinho todos os dias. Eu sugiro o livro "Imitação de Cristo". Nos mosteiros, esse livro é lido no café da manhã. Temos no nosso blog A IMITAÇÃO DE CRISTO - LIVRO o livro todo. É claro que mesmo esse livro deve ser lido com "óculos" da atualidade, ou seja, eliminando o que é arcaico e fora de uso em nossos dias.