20 fevereiro 2021

CONVERSÃO- IR. TIMÓTEA

  

Conversão: passar de dono a servo 

Ir. Timótea Kronschnabl, OSB (Argentina)

Quaresma é tempo de conversão. Um aspecto básico da conversão é passar da nossa tendência de querer ser dono de tudo, para assumir nossa verdadeira condição e vocação: ser servo. Em Gn 2,15 lemos: “Javé Deus tomou o homem e o colocou no jardim de Éden, para que o cultivasse e guardasse.” (cultivar e guardar significam servir). 

O dono é autônomo, determina e decide tudo por si. O servo segue ordens e se subordina a regulamentos. Ele guarda e cuida em nome do dono. Ser servo significa, muitas vezes, ser escolhido para executar uma decisão. Não somos donos, somos servos, administradores, colaboradores, encarregados que devem responder por sua tarefa. 

Ser servo é muito diferente de ser escravo. O escravo é um ser aprisionado, comprado e vendido como uma mercadoria. Nossos impulsos negativos nos levam a dependências e nos escravizam. Somente a graça redentora, que Deus derrama por Jesus Cristo sobre nós, e o humilde reconhecimento de nossas faltas podem libertar-nos da escravidão do pecado. O servo bom caracteriza-se por seu amor, sua doação, sua entrega. 

Ser Servo – uma honra 

Justamente por isso, “ser servo” é um título de honra na Bíblia. Os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó são chamados de “meu servo”. De Moisés lemos em Nm 12,7: “Não acontece assim com meu servo Moisés, que é homem de confiança em toda a minha casa, com ele eu falo face a face.” Os profetas são servos. Elias reza: “…eu sou teu servo e foi por tua ordem que fiz estas coisas.” (1Rs 18,36) 

Todo o povo de Israel foi eleito para ser servo de Deus, mas não foi um servo fiel. Assim Deus busca um novo servo, em quem põe seu espírito. É uma pessoa mansa, modesta, perseverante, justa e pacienciosa; sempre atento às necessidades do próximo. Sua missão é ser luz e libertação para todas as nações. (cf. 1º cântico: Is 42,1-9) 

Este servo se sabe chamado desde o seio materno e é fiel. É preparado com uma língua como espada e protegido pela mão de Javé. Deve ser luz para as nações, para que a salvação de Deus chegue aos confins da terra. (cf.2º cântico: Is 49,1-13) 

Servo - discípulo 

Este servo também é um discípulo fiel, que tem os ouvidos abertos para escutar a palavra e não faz resistência e nem recua. Tem a capacidade de falar como discípulo e sabe assim ajudar os desanimados com uma palavra de coragem, sabe consolar aos tristes e ensinar aos que necessitam de luz. (cf. 3ºcântico: Is 50,4-11) 

Servo sofredor 

Depois de falar dos lados positivos de ser servo, os Cânticos 3 e 4 apresentam o sofrimento do servo. Julgado injustamente, ele enfrenta hostilidades e agressão física, apresenta as costas e oferece o queixo para arrancarem-lhe a barba; sofre insultos e escarros, perdendo a aparência humana e a beleza. Como cordeiro é levado ao matadouro. Oprimido e humilhado, o servo não abre a boca. São imagens da humilde entrega deste servo. (cf. Is 50,4-11; 52,13-53,12) 

Servo que expia a culpa dos outros 

Apesar do tratamento injusto, o servo sofre em silêncio. Ele é castigado por causa da revolta de outros, mas não pede vingança. Entrega sua vida como expiação e suas feridas curam a multidão. (cf. Is 53,10-11) 


Jesus, servo por excelência 


Este servo descrito pelo profeta Isaías é Jesus, o servo por excelência. Ele é o verdadeiro dono, como lemos no início do Evangelho de São João: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus… Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.” (Jn 1,1ss) Por seu amor imenso ele, na sua encarnação, se fez um de nós com todas as consequências. “Ele tinha a condição divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo… humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.” (Fil 2,6-8) Jesus é o mestre manso e humilde de coração (Mt 11,19) que anuncia a salvação para os pobres (Lc 4,18s) e está em meio de seus discípulos como alguém que serve. Ama até ao extremo (Jo 13,1). Morre como um criminoso (Lc 22,37) 

A Idade Média cultivou uma veneração mística: Cristo como pisador no lagar, baseada em Is 63,3: “Pisei sozinho no lagar.” Era representado com as vestes embebidas do sumo das uvas e com seu sangue. 


Convite para servir 

Meditemos as palavras da última homilia de Oscar Romero, proferido 10 segundos antes de ser assassinado: “Aquele que se entrega por amor de Cristo ao serviço dos outros, viverá como um grão de trigo, que morre, mas morre aparentemente. Se não morrer, fica sozinho. A colheita acontece, porque morre, porque se deixa imolar… Que este corpo imolado e este sangue sacrificado nos encorajem também para dar nosso corpo e nosso sangue ao sofrimento e à dor, como Cristo, não para si, mas pela justiça e pela paz do nosso povo…” 

Maria, a serva que se entrega 

“Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Estas palavras de Maria possibilitaram a encarnação do Verbo. São até hoje o grande convite para pedir a Maria que nos tome pela mão no nosso caminho da conversão. Fiquemos com Maria ao pé da cruz para pedir a graça de entender melhor a nobre missão de servir. 


Para a reflexão 

Is 42,1-9;     49,1-13;    50,4-11;   
52,12-53,12;      Fil 2,3-11