04 fevereiro 2021

EREMITÉRIO STA. CRUZ, MÉXICO

 


EREMITÉRIO SANTA CRUZ, MÉXICO

E-MAIL: santacruzeremitorio@gmail.com 

blog: Santa Cruz eremitério (santacruzeremitorio.blogspot.com) 

Ele aceita hóspedes apenas para um dia, e é preciso fazer a reserva com bastante tempo de antecedência. A cela que oferecem ao hóspede é bem simples. 

A casa foi consagrada no dia 06 de agosto de 2013, mas ainda não está terminada. 

O monge que ali vive coloca em seu blog alguns elementos muito importantes para a vida eremítica. Seria bom você dar uma olhada. Para poder ler, acerte o tradutor que há no blog para português e tudo fica traduzido automaticamente. 

Vou deixar aqui apenas um "aperitivo" do que o monge diz lá em seu blog: 


HORÁRIO DIÁRIO

2:45h - levantar-se

3:00h - vigília

4:30h - oração pessoal

6:00h - laudes - Eucaristia

7:00h - Lectio Divina

9:00h - Tercia

9:30h - trabalho

12:00h - sexta (Ofício divino do meio-dia)

12:45h - Lectio Divina

14:00h - almoço

15:00h - Nona (Ofício divino das três horas)

15:30h - trabalho

17:00h - Lectio Divina

18:00h - Vésperas (Ofício divino)

19:15h - jantar

20:00h - oração pessoal

21:00h - completas (Ofício divino para o repouso noturno)

22:00h - dormir


A SEMENTE

Em 2011, iniciamos um processo de discernimento no México para implementar a vida eremita; processo que se enriqueceu com a aprovação da Regra da Cruz e do Decreto com o qual foi instituída a Ermida da Santa Cruz, na Diocese de Córdoba, Veracruz, México.

   No dia 15 de setembro do mesmo ano, foi construída uma cela modesta. Em 2013 foi iniciada a construção da igreja, anexada a uma nova cela, onde atualmente o irmão vive, e a antiga cela é a hospedaria. Padres e religiosos pedem para passar um ou dois dias em retiro, no meio da natureza e do profundo silêncio. 

    Ele vive o regime da tradição beneditina cisterciense, pois o irmão que lá vive recebeu sua formação monástica num mosteiro trapista. Ele não recebe vocações. 


A VIDA

A Ermida Santa Cruz está construída numa floresta mesofílica (nublada). Procurou-se desde o início preservar o máximo possível da natureza local. A maioria dos materiais foi reciclada de outros locais. Aproveitou-se os resíduos da própria floresta. A tinta é feita de terra e cal. O modelo visa um projeto autossustentável, aproveitando o que Deus oferece com os recursos do local. Energia solar, captação de águas pluviais, tratamento de água, banheiros secos, entre outros mecanismos que permitem conservar e proteger os recursos naturais desta pequena reserva natural. 


O MONGE

Aqui ele descreve o monge como um cristão que procura viver o cristianismo comum do cristão leigo num grau mais radical: "Os monges então, Eles são apenas cristãos que querem ser coerentes com sua fé e viver alguns aspectos concretos dela de forma mais radical; com o único propósito de que, em tudo o que fazem, Deus seja glorificado". 

    

O COMBATE

Apesar da calma externa que se irradia de um eremitério, há um profundo e contínuo combate espiritual. O barulho do mundo, deixado pelo eremita, continua dentro dele mesmo. Neste item ele descreve quais são as características do dia a dia da vida espiritual do monge: "A vida que a ermida oferece é simplesmente o Evangelho na sua totalidade, dir-se-ia, que constitui a alma da Igreja e o fim de toda a vida cristã; mas uma vida cristã que favorece a experiência de Deus".  E fala sobre o tipo de luta que o eremita deve travar para se santificar. 


AS ARMAS

A oração ininterrupta: "
A oração ocupa um lugar privilegiado na vida eremítica e inclui não apenas a oração litúrgica; mas, sobretudo, oração pessoal, porque sem oração autêntica não se sustenta a vida eremita. Diz-se que o eremita fala dia e noite com Deus, e tenta não ocupar sua imaginação exceto nas coisas de Deus e não possuir nada na terra".
E explana um pouco essa ideia. 


LEITURA

As sagradas Escrituras, chamada de Lectio Divina deve ser feita na maior parte do dia. E fala sobre esse assunto. Eis uma frase: "É com esta prática que você poderá compreender qual é a vontade de Deus e pela qual poderá realizar o dom da contemplação, pois esta Palavra o acompanha todos os dias e o amadurece na fé, para que a sua esperança o incentive a fazer de si mesmo amor".   


TRABALHO

Todo o trabalho que o eremita faz deve ter cunho contemplativo. Ele fala várias coisas sobre o trabalho. Entre essas coisas, isto: "
Por tradição, os eremitas costumam plantar o que têm para comer, mas também podem se dedicar à publicação de artigos e livros sobre espiritualidade, o que lhes permite obter recursos para sobreviver; Também podem trabalhar na elaboração de artesanatos religiosos ou oferecer um espaço dentro da ermida, para que alguém possa fazer um retiro pessoal; sem descurar a caridade da Igreja, sempre atenta e clara manifestação da Divina Providência".

CLAUSURA

Aqui é melhor você ler lá no blog. Ele explica com palavras muito bonitas qual é a razão pelo afastamento estrito do mundo, realizada pelo eremita. E fala sobre o espaço de clausura, onde os demais nunca podem entrar, a não ser em caso de emergência. 

O SILÊNCIO

Ele fala aqui sobre a necessidade do silêncio, da solidão, mas diz também que "este afastamento seria uma observância farisaica se não fosse um sinal daquela pureza de coração, para a qual só é prometida a visão de Deus, o dom da contemplação. Um dom que só se consegue com grande abnegação, sobretudo da curiosidade natural que o homem sente por tudo o que é humano. Uma das formas da pobreza do eremita é essa solidão, à qual ele é chamado por vocação divina". 

PENITÊNCIA

Aqui ele fala da necessidade do eremita de seguir mais perto a Cristo, a participar da cruz e da imolação, mas acrescenta: " Esses elementos são: ausência de conforto e distrações que enfraquecem a vontade e dissipam o espírito, prática da pobreza nas coisas de uso pessoal, interrupção do sono no meio da noite, trabalho, solidão e silêncio, jejum, frugalidade na alimentação, auto negação por uma questão de obediência, e em geral tudo que promova o prazer e o "bem-estar" ".


Percebi, nas regras que ele coloca no final da página do seu blog, que ele vive uma vida bem exigente, poucos a conseguiriam viver. Uma das coisas é que ele não come nenhum tipo de carne. Outra, é que não pode ter nenhum plano de saúde.

CARIDADE

Ele resume a caridade do eremita em receber bem os seus hóspedes, lembrando quão importantes são aqueles momentos que eles passam no eremitério. 

REGRA

Aqui ele coloca a regra que segue, com os seguintes itens:

O DESERTO

A BUSCA POR DEUS

MORADIA DE DEUS

A VIDA SOLITÁRIA

VIDA FRATERNA

A VOCAÇÃO EREMÍTICA

OS BENS TEMPORAIS

AS FUNDAÇÕES (fala da possibilidade de se construir outros eremitérios ao redor)

O DESLIGAMENTO DO EREMITA E A SUPRESSÃO DE UM EREMITÉRIO 

MARIA, RAINHA DOS MONGES