04 fevereiro 2013

A SIMPLICIDADE DO EREMITA


Irmãzinha Genoveva, que viveu entre os índios Tapirapés.

(o autor do artigo é desconhecido)

Vejo a necessidade de vivermos uma vida simples, como Jesus a viveu na simplicidade de seus 30 anos em Nazaré.

A solidão de algumas horas por dia é sempre abençoada quando estamos diante de Deus com o coração puro e numa vida dedicada ao próximo. Parece contraditório, mas não é. Muitas pessoas que se dedicam ao próximo muitas vezes sentem uma solidão profunda. Se isso pode lhe confortar, eu lhes lembro que o próprio Jesus se sentia só quando estava no meio da multidão.

Em Lucas 9,18, lemos: "Certo dia ele (Jesus) orava em particular, cercado de seus discípulos..." ou seja, Jesus só não sentia solidão quando estava com o Pai em oração. Aí ele podia ficar à vontade, pois o Pai o entendia, o Pai conhecia todo o seu projeto de vida nova, toda a sua missão. Isso era coisa completamente desconhecida e incompreendida por todos os demais que conviviam com Jesus. Mesmo Maria, com toda a sua santidade, não entendia perfeitamente tudo o que estava acontecendo com o seu divino filho. 

Em João 16, 32: " Vós me deixareis sozinho. Mas eu não estou só, porque o Pai está comigo".  É o que acabei de dizer: Jesus nunca se sentia só quando podia estar na intimidade com o Pai. É o que nós também podemos fazer no nosso dia a dia. Quando a solidão apertar, não é necessário buscar no mundo o conforto. Basta colocar-se nas mãos do Pai, por meio de Jesus, imaginar-se no colo de Maria, e a solidão logo passa. Eles nos entendem!

Com Deus, nunca estaremos sozinhos; mas para isso é preciso uma vida simples, sem falsas necessidades. As coisas, os bens, as bugigangas que ajuntamos substituem Deus em nossa vida. 

Viver uma vida de Nazaré, como a que Jesus viveu, ou seja, num trabalho simples, honesto, sem muitas pretensões, usando os meios pobres que Jesus usou, na oração, na partilha com os irmãos de nossa vida e dos poucos bens de que vamos dispor, confiando PLENAMENTE, sem reservas, em Deus. 

Deus cuida de todos nós, como diz S. Pedro em 1ª Pedro 5, se não temermos a caminhada e se vivermos uma vida simples e santa.