06 outubro 2024

CONVITE A NÓS PECADORES

 PALAVRAS DE JESUS AOS PECADORES.

Comentário feito a partir do parágrafo 1485 
DO DIÁRIO DE SANTA FAUSTINA.

É um texto belíssimo, em que Jesus fala de toda a misericórdia que se acumula em seu Sacratíssimo Coração. Suas primeiras palavras me fizeram lembrar Isaías 49,16: “Eu te tatuei na palma de minha mão!” Lembra em seguida à alma para não fugir dele. Afinal, a iniciativa da aproximação é dele, Jesus, e não da alma. Jesus quer nos perdoar e nos cumular com Suas graças.


A alma se esquiva, por se achar pecadora e indigna, sem forças. Jesus lhe diz que Ele é a nossa força, que Ele nos dará poder para a luta. A alma, então, lhe diz que tem medo dele. Jesus responde que Sua santidade não lhe impede de ter misericórdia de nós. Diz que fundou Seu trono de misericórdia aqui na terra, que é o SACRÁRIO. No sacrário temos acesso a Jesus a qualquer momento!


A alma continua suas lamúrias, lembrando a Jesus que tem muitos pecados e isso muito a atemoriza. Jesus lembra-nos, então, que a misericórdia dele é muito maior que nossos pecados e os pecados do mundo todo! E faz uma retrospectiva de tudo o que Ele fez por nós, com estas palavras: “Por ti desci do céu à terra, por ti permiti que Me pregassem na Cruz, por ti permiti que Me pregassem na Cruz, por ti permiti que fosse aberto pela lança o Meu Sacratíssimo Coração e, assim, abri para ti uma fonte de misericórdia. Vem haurir graças dessa fonte com o vaso da confiança. Nunca rejeito um coração humilhado. A tua miséria ficou submersa no abismo da Minha misericórdia!”


Se nós ouvirmos o convite de Jesus e nos aproximarmos do Sacramento da Penitência, ou seja, procurarmos um sacerdote e a ele confessar todos os nossos pecados, Jesus nos garantirá isto (lembro que estas são palavras que Jesus pediu a Sta. Faustina que escrevesse e divulgasse): “Filha, não fales mais da tua miséria, porque já não Me lembro dela. Ouve, Minha filha, o que desejo dizer-te. Reclina-te em Minhas Chagas e absorve da fonte da vida tudo o que teu coração possa desejar. Bebe abundantemente da fonte da vida e não desfalecerás no caminho. Olha pra os esplendores da Minha misericórdia e não temas os inimigos da tua salvação. Glorifica a Minha misericórdia”.


Gente, tenhamos confiança no perdão divino em relação aos nossos pecados, mas também lhe peçamos força e coragem para não voltarmos a pecar. Na história temos o exemplo de muitos pecadores que se tornaram santos: Carlos de Foucauld, Paulo Apóstolo, Agostinho, e várias mulheres. Eles confiaram no perdão divino e na força que Jesus nos dá se quisermos lutar e vencer o maligno e o mal que nos atrai.

Teófilo Ap. de Jesus (Nosso Bloguinho Catequético, Eremitas Autônomos, site Vivendo Nazaré e alguns outros)